Tânia Pires Abrão
home blog biografia trabalhos galeria imprensa contato
 
Tânia Pires
Biografia

Tânia Pires Abrão é atriz, curadora, provocadora cultural e pesquisadora. Carioca do Leme, construiu sua trajetória a partir de encontros e atravessamentos, transitando entre a cena artística, a gestão cultural e a cooperação internacional.

É Mestra em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-graduada em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona, Bacharel em Ciências Sociais – Produção e Política Cultural pela Universidade Cândido Mendes, formada em Artes Cênicas pela Casa de Artes de Laranjeiras (CAL) e em Comunicação Social/Jornalismo pela FACHA. Registro Profissional – DRT: 33294.

Como atriz, tem mais de 25 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, atuando sob direção de nomes como Moacyr Góes, Zé Celso Martinez, Paulo de Moraes e Eduardo Cabús, entre outros. Participou de produções que circularam no Brasil e no exterior, incluindo o Ibsen Festival, em Oslo, no National Theatre da Noruega, representando pela primeira vez a cena latino-americana nesse evento.

Em 2002 fundou a Talu Produções, onde atua como diretora artística. À frente da produtora, idealizou o FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa , realizado desde 2008 no Rio de Janeiro. O festival se consolidou como uma plataforma perene de cooperação cultural entre os nove países de língua oficial portuguesa — Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sua atuação internacional inclui projetos pioneiros como as Oficinas de Intercâmbio Teatral realizadas nos nove países de língua portuguesa, envolvendo mais de 1.500 artistas, além de representações em fóruns culturais em Portugal, Noruega, China e Moçambique. É também integrante da rede Ibsen International, ligada aos países do BRICS.

Entre os reconhecimentos recebidos estão o Ibsen Scholarships, concedido pelo Ministério da Cultura da Noruega pelo projeto Ibsen Venusianas, o Prêmio de Honra ao Mérito Cultural Heleoneida Studart em Artes Cênicas e Literatura, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e o título de Observadora Consultiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atribuído à Talu Produções, da qual é fundadora e diretora artística.

Nos últimos anos, expandiu sua atuação para novas linguagens e formatos, como o Rossio da Língua Portuguesa, podcast que propõe uma escuta crítica e relacional entre artistas e pensadores dos países de língua portuguesa, o Portal DLIP – Dramaturgia de Língua Portuguesa, e o RIOFESTIV.AL, plataforma digital que conecta os maiores festivais do Rio de Janeiro a públicos globais.

Com um percurso que une criação artística, pesquisa acadêmica e cooperação internacional, Tânia Pires Abrão se consolidou como uma das principais vozes na cena cultural contemporânea, articulando redes, ideias e práticas que ampliam a presença da língua portuguesa no mundo.

 
© 2025 Tânia Pires. All rights reserved.