CALENDÁRIO
2016

O FESTIVAL

A Talu Produções traz para a cidade do Rio de Janeiro a 8ª edição do FESTLIP – Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa. “Nelson Rodrigues” é o homenageado e tema do festival, que terá toda sua programação sob a visão dos países que possuem o português como língua.

 

O FESTLIP 2016 nos permitirá uma aproximação mais íntima da nossa cultura com o mundo, já que a dramaturgia de Nelson retrata, sem pudor, temas tão polêmicos em uma sociedade. É com essa espontaneidade e liberdade que a arte nos permite, tocar em questões delicadas e comuns a todos. Permitir esse contato é uma forma de desvendarmos como países de culturas tão diversificadas encaram A Vida como Ela é.

 

A partir da década de 1940, Nelson ousou transpor com coragem a tragédia grega para a sociedade carioca e, dessa transposição, resultou a essência da 8ª edição do festival. Nada mais justo que a cidade do Rio de Janeiro acolher todos os povos que falam carioquês por esse mundo e usam seu talento para colocar no palco a criação sem barreiras, que retrata simplesmente a verdade e a natureza sem artifícios. Como falarmos dessa arte sem sermos naif assumidamente? Sim, temos nesta edição, os melhores ingredientes para traduzirmos Nelson Rodrigues: espontaneidade e criatividade autêntica. Leveza, alegria e liberdade são os preceitos básicos aos olhos de quem participa dessa festa.

 

Os convidados poderão refletir em como a obra de Nelson avassala um homem e/ou um artista participando do bate-papo com os Bonitinhos, mas Ordinários. Um espaço criado para ouvirmos homens que sabem pensar cultura e arte e, que em algum momento, já foram tocados por essa dramaturgia.

 

Caso haja alguma timidez ao entrar nesse universo, o festival dá a alternativa de conhecer estes temas polêmicos através de gifs de nudes em animação na exposição Toda Nudez será Castigada. Uma forma descontraída de começar a curtir essa festa.

 

A Mostra Brasil do festival traz a experiência sensorial entre o teatro e o cinema. Nela, podemos assistir filmes consagrados do nosso homenageado e experimentar o prazer de participar de leituras dramatizadas desses mesmos textos.

 

Na Mostra Teatral, o convite é para conhecer um triângulo amoroso cabo-verdiano entre duas irmãs e um homem, que em uma dança afro-contemporânea nos contará a história de A Serpente.

Conhecemos por aqui A Mulher Sem Pecado brasileira e agora no FESTLIP descobriremos a mulher angolana sem pecado.

Entre as oportunidades, poderemos vivenciar sem barreiras A Vida como Ela é e, nesta vivência, o jogo fica com os portugueses que nos mostrarão como eles vivem a realidade da vida por lá.

 

O paladar é um dos sentidos mais aprazíveis e, neste clima, nossa mostra gourmet traz Nelson para a mesa. Petiscos inspirados na sua dramaturgia estarão à disposição para temperar este experimento.

Já que estamos falando de temas cariocas que inspiraram Nelson, é na nossa cidade, em plena praia de Ipanema, que vamos festejar ao pôr do sol essa mistura de vida e de sotaques da nossa língua. Brindaremos a arte ao som das trilhas musicais que climatizaram os filmes de Nelson Rodrigues no FestlipShow.

 

Como não tem alternativa, vamos nos apaixonar nesta 8ª edição.

 

Tânia Pires - Diretora Artística

Homenageado do FESTLIP 2016

Nelson Rodrigues foi um jornalista, cronista, escritor brasileiro e considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. Sua dramaturgia retrata o nosso país na sua intimidade e possibilita uma aproximação mais verdadeira da nossa cultura para o mundo.


Conselho Curatorial Internacional

- João Costa Dias – Portugal

- Hugo Cruz – Portugal

- Diogo Colombo – Angola

- João Branco – Cabo Verde

 Curadoria Geral

Tânia Pires

 

 

 Todos os direitos reservados Talu Produções & Marketing