homeprogramacaoo festivalquem somosimprensaparceiros you tube facebook blogger you tube flickr Twitter


"Processo Criativo do Ator e a Construção Poética da Cena"

Com o ator brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos

Entrada Franca:
13h às 18h – 28/08 (Quarta)
Teatro Oi Futuro Ipanema

Luiz Carlos Vasconcelos

O teatro e principalmente o circo sempre foram as grandes paixões de Vasconcelos, que estudou Letras e artes cênicas na Dinamarca para depois incorporar-se ao grupo teatral Intrépida Trupe. Nasceu em Umbuzeiro na Paraíba. Em 1978 cria o personagem que iria acompanhá-lo pela vida afora, o palhaço Xuxu, um palhaço cidadão, nas palavras de seu criador, por ser uma presença constante nas comunidades carentes.

No mesmo ano fundou a Escola Piolim e o complexo, além de ser sede de seu grupo teatral, desenvolve um trabalho de educação popular.
Em 1984, Vasconcelos passou a morar no Rio de Janeiro onde fez a Escola Nacional de Circo. Em 1992, na Paraíba, Vasconcelos adapta e dirige para o teatro o conto Vau da Sarapalha, de Guimarães Rosa.
Estreia no cinema no papel do cangaceiro Lampião, em O Baile Perfumado, filme pernambucano de 1996. A produção fez sucesso em festivais e os cineastas dos grandes centros tiveram sua atenção atraída para Vasconcelos. Na sequência, fez filmes para Walter Salles e Andrucha Waddington.
Na televisão fez participação na novela Senhora do Destino e em séries. Gravou no a micro-série da Rede Globo Pedra do Reino, adaptação do romance de Ariano Suassuna, com direção de Luiz Fernando Carvalho, que foi ao ar em junho de 2007. Em 2008, interpretou o jornalista Ivan na minissérie Queridos Amigos, também na Globo. Atualmente, interpreta Donato na novela Flor do Caribe.

* Oficina direcionada a atores participantes do Festlip 2013 e a estudantes de teatro como ouvintes.