III Encontros Culturais de Língua Portuguesa

 

VITRINE CULTURAL

 

Local: Oi Futuro Flamengo

 

Dia: 31/08

Período: 10h às 18h

 

ENTRADA FRANCA

*Somente participantes inscritos

 

Fortalecendo sua plataforma internacional, o FESTLIP promove a oficina “A Falar que a Gente se Entende”. A convite do Teatro da Garagem, o FESTLIP e a companhia realizarão um espetáculo em coprodução, dirigido pelo encenador português Carlos J. Pessoa, para a próxima edição. A oficina é o início do processo de intercâmbio e parceria artística, abrindo o mercado de trabalho para os países participantes, além de permitir a reflexão a respeito da produção teatral no contexto internacional.

CALENDÁRIO
2015

Oficina Teatral

 

“A Palavra, O Corpo e A Memória”
Moacyr Góes (BRASIL)


Local:
 Oi Futuro Flamengo

 

Dia: 01/09

Horário: 14h

 

ENTRADA FRANCA
*Para atores participantes

 

Oficina Teatral

 

“Angola em cena com o Teatro Carioca”
José Mena Abrantes (ANGOLA)


Local:
 Oi Futuro Flamengo

 

Dia: 02/09

Horário: 14h

 

ENTRADA FRANCA

*Para atores cariocas

Os atores interessados devem enviar currículo para o e-mail festliprio450@talu.com.br

Palestra e Oficina Teatral

 

“Audiovisual nos Palcos”
Carlos J. Pessoa (PORTUGAL)

Local:
 Escola de Cinema Darcy Ribeiro

 

Dia: 01/09

Horário: 16h

 

ENTRADA FRANCA
*Para alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

 

 

O Teatro da Garagem, fundado em 1989, dedica o seu trabalho a criação e investigação artística. É o princípio do trabalho em equipe, que norteia e distingue o projeto da Companhia, contando para isso com os criativos do TG no sentido de cruzar, de uma forma orgânica, as várias áreas artísticas e promover uma dinâmica intermedial que queremos investigar e aprofundar. Este aspeto está diretamente relacionado com o posicionamento da Companhia relativamente ao fazer teatral, no duplo movimento de refletir e ser, simultaneamente, reflexo do Mundo.

 

Carlos. J. Pessoa é diretor artístico, dramaturgo, encenador e professor fará uma reflexão sobre a utilização da imagem digital, gravada e em tempo real, no Teatro da Garagem através de alguns dos últimos trabalhos da Companhia, seguida de uma oficina prática.

Palestra e Lançamento do livro “Arte e Comunidade”

Coordenação da pesquisa:

Hugo Cruz  (PORTUGAL)

Local:
 Oi Futuro Flamengo

 

Dia: 01/09

Horário:  10h – 12h

 

ENTRADA FRANCA

 

“Arte e Comunidade” reúne diferentes abordagens sobre a valorização de projetos artísticos comunitários, promoção da visibilidade e criação de um espaço de reflexão sobre estas práticas.  A obra assume a individualidade de pensadores provenientes de Portugal, Brasil, Argentina, Palestina e Holanda, com o intuito de consolidar o movimento clarificador sobre as artes voltadas à comunidade, como o teatro em espaço público, sem pôr em causa a coerência do livro.

 

Hugo Cruz é programador cultural, professor na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo - Porto na área de "Teatro e Comunidade", cofundador e diretor artístico da PELE (www.apele.org), investigador do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional – Universidade Nova de Lisboa, consultor artístico no âmbito do espaço público de várias estruturas artísticas nacionais e internacionais.

 Todos os direitos reservados Talu Produções & Marketing