Depois de se tornar o primeiro Festival Internacional de Teatro a reunir todos os países lusófonos, criar um site inédito com dramaturgia em língua portuguesa (www.portaldlip.com) e promover coproduções entre artistas e companhias internacionais, o FESTLIP –  amplia seu escopo e passa a se chamar Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa – e  apresenta outro projeto pioneiro em sua 9ª Edição. Pela primeira vez, uma montagem teatral reunirá 8 atores das oito  nacionalidades que falam português, com a maior parte dos ensaios realizados à distância por conexão digital.

 

A conectividade está também presente na abertura  do festival. Os diretores José Mena Abrantes, de Angola, e Gilberto Mendes, de Moçambique, participam da cerimônia, por telão, em tempo real, interagindo com os presentes e em seguida uma filmagem do evento será transmitida online para as emissoras internacionais TPA Angola e TV Gungu Moçambique, com transmissão para Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste. Com essa ação o Festival atinge um público médio de 12 milhões de pessoas.

 

A Inovação também se faz presente com a  Exposição deste ano, que troca os tradicionais suportes da fotografia e vídeo das edições anteriores por duas estátuas vivas. Essa experiência de poesia viva ao alcance do coração é a ligação direta do público, com estátuas humanas, que com uma simples conexão, interpretarão poesias dos 8 países que possuem o português como língua oficial.

 

Já no FESTLIPshow a conexão fica por conta da Festa DISRITMIA com a sua DJ Lili Prohmann, que convida o DJ angolano Joss Dee. Brasil e Angola conectados pela música.

 

"A Conexão dos Paladares" é  Mostra Gourmet  deste ano, criada pelo  Chef Juarez França do Zazá Bistro e liga um prato típico  brasileiro com as iguarias gastronômicas dos 8 países.

 

O FESTLIP_Festival em 2017  se posiciona como a maior aliança entre os povos  que possuem o portugues como idioma, conectando 8 países, 4 continentes e 260 milhões  de pessoas.

 

E os elos não param por aí. A  9ª edição do FESTLIP acontece pela primeira vez em Portugal em janeiro de 2018.

 

É o FESTLIP conectado ao mundo!

 

TÂNIA PIRES – Diretora Artística e Idealizadora do FESTLIP_Festival.

 

 

 

Emissoras parceiras:

 Todos os direitos reservados Talu Produções & Marketing